TFFAs do Pará são destaque no Chocolat Amazônia 2024 em Belém e atuam como instrutores no maior evento de chocolate e cacau da América Latina
Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (TFFAs) do estado do Pará participaram como instrutores em temas ligados à cacauicultura nacional durante o Chocolat Amazônia 2024, o maior evento de chocolate e cacau da América Latina. O evento foi realizado em Belém/PA, entre os dias 26 e 29 de setembro de 2024, reunindo mais de 800 produtores de cacau, além de expositores de plantas e flores, e contou com a presença de aproximadamente 130 mil visitantes.
Organizado pelo governo do estado do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), o Chocolat Amazônia 2024 teve a participação de convidados de renome nacional e internacional. O evento foi financiado pelo Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (FUNCACAU), também coordenado pela SEDAP.
O TFFA José Janilson do Socorro ministrou um curso sobre a Bioeconomia do Cacau, destacando a importância do aproveitamento dos coprodutos do cacau como forma de garantir segurança alimentar, oferecendo alimentos de alto valor nutritivo e energético, além de promover a verticalização da produção cacaueira.
Já o TFFA Geraldo Sousa Costa foi responsável por coordenar e ministrar uma oficina prática sobre poda fitossanitária, abordando técnicas para a formação, manutenção e recuperação de cacaueiros, essenciais para a sustentabilidade da cacauicultura no estado.
O evento foi uma grande oportunidade para troca de conhecimentos e fortalecimento do setor, reafirmando a importância da cacauicultura para a economia da região amazônica e para o desenvolvimento sustentável do Brasil.