Nota Oficial - Situação da sede da Ceplac em Ilhéus (BA)

28 de Dezembro de 2021

 

 

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informa que devido às chuvas registradas no fim de semana na Bahia, a sede da Comissão, em Ilhéus, está isolada. As pessoas que estavam no local foram resgatadas e, apenas, duas pessoas permanecem na sede por vontade própria.

Entre a noite do dia 25 de dezembro e a madrugada do dia 26, a sede da Ceplac serviu de abrigo para 34 pessoas e veículos que transitavam na BR-415, alagada pelas fortes chuvas. Os servidores da Ceplac que estavam no local prestaram a assistência necessária aos que passavam pela região.

Foram disponibilizados mantimentos, água, café, suco, frutas na estrutura, que conta ainda com ar-condicionado, internet, televisão, cozinha, sanitários, álcool gel e espaço com poltronas e cadeiras suficientes para até 50 pessoas.

Durante o dia 26, apesar dos esforços dos dirigentes da Ceplac, não foi possível o acesso por barco para o resgate ou fornecimento de mais alimentos. Helicópteros sobrevoaram a Ceplac, mas, infelizmente, não puderam prestar socorro, pois tiveram que prestar atendimento em áreas afetadas com maior gravidade. Apesar das dificuldades, o fornecimento de alimentos se manteve.

Já na manhã desta segunda-feira (27), 32 pessoas foram resgatadas por helicóptero e o abastecimento de alimentos foi restabelecido. Duas, no entanto, preferiram permanecer mais um dia na expectativa de conseguirem sair com seus próprios veículos.

A Ceplac ainda reforça que a estrutura física da sede está preservada e que servidores se revezarão no local para auxiliar no que for preciso. A Comissão agradece o apoio das instituições envolvidas no resgate, especialmente aos servidores pela dedicação nesse momento tão difícil.

Publicado em 27/12/2021 14h39

 



Escrever

Comentários (1)

Enviado em: 29/12/2021 09:41:16

Autor: Caio Cesar Ronconi


Meus abraços e orações aos irmão da Bahia, em especial nossos colegas da CEPLAC. Saibam que o Brasil inteiro está angustiado com esta situação. A sociedade civil está ajudando como pode. Presidente da ANTEFFA Bezerra, governador Rui Costa, muita força neste momento delicado.


Ver menos


{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"ultimas","id":"5673","module":"default"}