Governo prorroga prazo para servidores participarem da pesquisa de clima organizacional

14 de Outubro de 2020

 

Ministério da Economia - Questionário pode ser preenchido até 23 de outubro; objetivo é reunir subsídios para políticas de melhoria na gestão de pessoas e ambiente de trabalho

O governo federal prorrogou até o dia 23 de outubro o prazo para preenchimento da primeira Pesquisa de Clima Organizacional. Voluntária e realizada de maneira totalmente anônima, a pesquisa está disponível para ser respondida online por servidores estatutários da administração direta, autárquica e fundacional. 

O período para preenchimento foi ampliado, atendendo a pedidos de gestores da Administração Pública Federal que querem dar mais oportunidade para os servidores contribuírem com sugestões. O objetivo da pesquisa é reunir o máximo possível de informações que contribuirão para a modernização da gestão de pessoas, resultando num melhor ambiente de trabalho e na valorização do servidor. 

“É muito importante ouvir os servidores, escutar as pessoas que fazem a organização. Sem dúvida nenhuma, essa pesquisa vai nos dar subsídios para promover mudanças que melhorem o ambiente de trabalho e o aproveitamento da força de trabalho e, consequentemente, resultar na entrega de um serviço público de maior eficiência e qualidade à população”, afirma o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo DIgital do ME, Wagner Lenhart. 

Segundo Lenhart, as informações também vão ajudar a modernizar a gestão de pessoas. “Por isso, faremos essa pesquisa a cada dois anos, assim como outras que já vêm sendo feitas. Queremos instituir a cultura de ouvir o servidor para o aperfeiçoamento da gestão de pessoas no governo federal”, complementa o secretário.

A iniciativa é inédita e está sendo realizada em parceria com a empresa Great Place To Work (GPTW), com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e com o Instituto República. A GPTW é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Por meio de pesquisas, a GPTW certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em 90 países ao redor do mundo. 

A maioria das questões é afirmativa e o servidor marca a resposta que achar mais conveniente. Há também duas questões em aberto, onde os servidores têm espaço para expressar livremente suas opiniões. A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal assegura o sigilo dos dados e a GPTW garante o anonimato e o sigilo das informações. O tempo para preencher o questionário é de aproximadamente 15 minutos. 

O servidor deve verificar o login e a senha padrão que foram enviados por e-mail, e inserir os dados na página de acesso para a Pesquisa de Clima Organizacional: https://pesquisa.gptw.com.br/climagovernofederal

Caso haja alguma dúvida ou dificuldade para o acesso, basta enviar um e-mail para: gptwgovernofederal@gptwbrasil.com.br. Mais informações estão disponíveis na página de ajuda.

Fonte: Ministério da Economia - Portal do Servidor

 



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"midia","id":"5055","module":"default"}