A ATEFFA-SC marcou presença no encerramento da terceira edição do Projeto ConSIM, realizado nesta quarta-feira (24), em Rio dos Cedros (SC). A colega Maria Juseli Gonçalves Ribeiro, Auxiliar Operacional em Agropecuária (AOA) e chefe do SGP da SFA/SC, esteve no evento ao lado da também AOA, Walnice Passos e aproveitou a ocasião para dialogar com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sobre a equiparação salarial dos Auxiliares Operacionais Agropecuários com os Auxiliares de Laboratório.
A demanda, levada pela ANTEFFA, já está no Ministério da Agricultura e Pecuária, que aguarda decisão do ministro em conjunto com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).
O evento também marcou a entrega de máquinas e equipamentos do Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), além do lançamento do e-SISBI 2.0 e do Projeto SIMples AsSIM – Do pequeno para o Brasil, em parceria com o Sebrae.
O ConSIM desempenhou papel estratégico na expansão da agroindústria brasileira, ao ampliar a adesão de municípios ao Sisbi-POA. O sistema permite que produtos de origem animal inspecionados em nível local possam ser comercializados em todo o território nacional, fortalecendo a agroindústria familiar, aumentando a renda dos produtores e garantindo mais alimentos seguros para a população.
A nova versão e-SISBI 2.0 moderniza e automatiza todo o processo de integração, do cadastro à análise, reduzindo prazos e aumentando a eficiência na homologação de consórcios e municípios. Já o Projeto SIMples AsSIM apoia a formalização das agroindústrias de pequeno porte e fortalece os Serviços de Inspeção Municipal (SIM).
“Estamos falando de inclusão produtiva, de desenvolvimento territorial e da oportunidade de pequenos produtores chegarem às gôndolas de todo o País, com segurança e qualidade. É o Estado abrindo portas e garantindo competitividade para a pequena agroindústria”, destacou o ministro Fávaro.
#AOAs #TFFAs #DefesaAgropecuária #Sisbi #Agroindústria #ANTEFFA #AgroBrasil
Na foto: Maria Juseli Gonçalves Ribeiro (AOA), Carlos Fávaro (ministro da Agricultura) e Walnice Passos (AOA).