TFFA contribui com debate sobre Defesa Agropecuária no Amazonas

04 de Setembro de 2025

 

O Técnico de Fiscalização Federal Agropecuária e presidente da ATEFFA-PA, Geraldo Sousa Costa, foi um dos palestrantes do 1º Agro Amazonas & Defesa Agropecuária, realizado em Manaus-AM nos dias 2 e 3 de setembro de 2025.

Promovido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), o encontro reuniu especialistas para debater temas essenciais como segurança alimentar, sanidade animal e vegetal, educação sanitária, controle de agrotóxicos, prevenção de zoonoses e pragas quarentenárias, além da regularização de abatedouros e o uso de novas tecnologias aplicadas ao setor.

Durante sua participação, o TFFA apresentou a palestra “Beneficiamento primário do cacau”. O tema tem grande relevância para o estado, já que, em 2022, foi registrada no Amazonas a presença da praga Moniliophthora roreri. De acordo com a Instrução Normativa nº 13/2012, do MAPA, as amêndoas de cacau provenientes de áreas com ocorrência da praga só podem circular para outras unidades da federação se passarem por fermentação adequada e forem classificadas como Tipo I ou Tipo II, conforme previsto na Instrução Normativa nº 38/2008, que estabelece o Regulamento Técnico da Amêndoa de Cacau.

A presença da ANTEFFA e de seus representantes reforça o compromisso da categoria em contribuir para o fortalecimento da defesa agropecuária e para a segurança alimentar em todo o país.

#ANTEFFA #TFFAs #DefesaAgropecuária #SegurançaAlimentar #Cacau #Amazonas

 



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"destaque","id":"7194","module":"default"}