Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio e, sobretudo, à valorização da saúde mental. A campanha, realizada desde 2013, traz como lema em 2025 a frase “Se precisar, peça ajuda!”, um convite ao acolhimento, à escuta ativa e à quebra de estigmas.
No Brasil, cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais que podem ser tratados quando há diagnóstico precoce e apoio adequado. Por isso, falar sobre o tema é fundamental: quanto mais aberto for o diálogo, mais vidas podem ser salvas.
Para os Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária, que atuam diariamente pela segurança dos alimentos e pela qualidade de vida da população, a empatia também é essencial fora do ambiente de trabalho. Escutar com atenção, oferecer apoio e incentivar a busca por ajuda profissional são gestos que fortalecem a vida.
Se você ou alguém próximo estiver precisando de ajuda, saiba que não está sozinho. O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende gratuitamente, 24 horas por dia, pelo telefone 188, além de chat e e-mail. A rede do SUS também oferece atendimento especializado em saúde mental.
Cuidar da mente é parte do cuidado com a vida. Setembro Amarelo nos lembra que valorizar a saúde mental é essencial para viver com qualidade, dignidade e esperança.
e esperança.
#SetembroAmarelo#SaúdeMentalImporta#EmpatiaQueSalva #SePrecisarPeçaAjuda #ValorizaçãoDaVida #TFFAs