Editorial

15 de Junho de 2022

 

Desde 2016 temos vivido momentos de muita tensão, tanto no cenário mundial, como no cenário nacional. Um exemplo desse quadro é a pandemia do COVID-19, que tantas vidas ceifou e contribuiu em grande escala para desestabilização da economia global.

No Brasil, perdemos mais de 660 mil vidas para a pandemia, não bastasse tamanha tragédia que nos fez repensar a vida em coletividade, a liberdade de ir e vir e de abraçar os que nos são caros, ainda fomos todos alcançados pelo estreitamento gradual de nossos vencimentos, que impacta diretamente sobre o poder aquisitivo como também ao sagrado direito de reajuste salarial. 

Os servidores públicos da esfera federal, no geral, e em especial os integrantes do PCTAF, amargaram a não contemplação no Orçamento para 2022, o que nos impele para mais uma batalha no sentido da busca pela recomposição das perdas salariais, que terá que ser enquadrada no Orçamento para 2023, mesmo com o agravante de ser esse, um ano eleitoral e o tempo para implementação das medidas orçamentárias, seja relativamente exíguo.

Importa destacar de maneira resumida que as ações da Diretoria da ANTEFFA, com o trabalho de acompanhamento político/legislativo, tão logo houve abertura para ingresso em ambientes fechados, foi retomado e executado semanalmente. O que resultou na apresentação de emendas ao Orçamento, na construção de um projeto de lei para a restruturação remuneratória da categoria, que está em tramitação no Executivo, bem como o projeto de lei 3134/19 que estende aos TFFAs o Adicional de Fronteira. Se mais não houve foi pelas circunstâncias nada favoráveis do momento. Nenhuma emenda ou projeto de Lei que versava sobre reestruturação foi acatado na PLOA de 2022.

Diante da impossibilidade de novas conquistas para os nossos representados, a luta foi bem mais árdua para assegurar o que já havia sido conquistado com muito esforço.

Em algumas áreas conseguimos avançar! Um exemplo é o Grupo de Estudos criado para analisar as atribuições das atividades técnicas da Fiscalização, que objetivou uma minuta de decreto para provável criação da Carreira de Defesa do MAPA cuja  discussão e compilação dos dados estão bastante adiantadas.

Destacamos também a realização do Primeiro Seminário da ANTEFFA (programação), o qual contou com a presença de mais de 90% dos representantes das ATEFFAs. Este evento marcou o início de um novo momento, cujo objetivo visa a reorganização das ESTADUAIS, procurando aprimoramento e a eficiência do modelo de gestão, além de ingressar no contexto mais atual de discussão dos temas da categoria, englobando tanto o serviço em si, como a visão geral do nosso papel enquanto servidores e atores políticos e sociais.

Entendendo como oportunidade e, sobretudo, como responsabilidade da Organização o compartilhamento de informações e de aprendizado, o propósito da Diretoria é de que todos estejam no mesmo patamar de percepção e aptos à defesa das pautas e demandas em qualquer espaço que sejam instados para tal

Em Assembleia Geral foram aprovadas alterações necessárias ao nosso Estatuto que ganhou mais corpo e adequou as normas a serem seguidas pela ANTEFFA e pelas ATEFFAs e que passou a vigorar a partir de 14 de junho de 2022, após seu registro em Cartório.

Independentemente de agenda externa, ás quartas-feiras seguimos com o plantão jurídico presencial na nossa sede em Brasília, assim como com o plantão de um dos nossos diretores, no caso, o primeiro-secretário, que mora no Distrito Federal. Além de facilitar o diálogo com nossos associados, essa ação significa economia financeira e agilidade nas demandas não programadas.

Também temos procurado fazer uma agenda com mais antecipação, de modo que seja possível fazer um ‘rodízio’ na diretoria, assegurando a participação de todos e um preço melhor das passagens, otimizando a participação e garantindo um preparo linear da Diretoria para as demandas gerais.

Não obstante a todas as pautas elencadas estamos trabalhando com a Diretoria dos aposentados, que hoje representam mais de 70% dos nossos associados. O atual Diretor desse importante Departamento está empenhado em realizar um trabalho visando à interação de todos com a Direção, inclusive no formato das informações disponibilizadas pelos nossos meios de contato, visando mais agilidade na Comunicação.

Por fim, reiteramos que todas as informações aqui contidas podem, e devem ser acompanhadas no site da instituição: www.anteffa.org.br e nas redes sociais Facebook :anteffa - Twitter: anteffaorg - Instagram: anteffaorg - WhatsApp: (61) 991276804. Para receber as atualizações pelo WhatsApp, envie-nos uma solicitação -  (61) 991276804 - para que seu número seja incluído na Lista de Transmissão!



Escrever

Comentários (1)

Enviado em: 16/06/2022 20:58:15

Autor: Elenicio Pereira de Almeida


Gostei muito dessa apresentação da nossa diretoria atual. Espero que dessa vez conseguimos alguma coisa.


Ver menos


{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"destaque","id":"5800","module":"default"}