ANTEFFA aos 17 anos: mais necessária que nunca!

27 de Agosto de 2019

 

 Pedras no caminho? Uma classe unida e que acredita no que faz, contorna todas!

Devido à tramitação de projetos de leis que visa retirar os direitos conquistados pelos trabalhadores brasileiros, os servidores tem a consciência de que todos os avanços conquistados nesses 17 anos de criação da ANTEFFA se devem à luta coletiva, à coragem e à determinação dos TFFAs.

Um exemplo histórico, que culminou na organização da entidade, foi o encontro “Pró-carreira dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária” ocorrido no ano 2000, na cidade de Curitiba-PR, onde foi criada a Comissão Nacional Pró-TFFA. Lembrada como a Noite Fria, naquele exato momento foi lançada a semente em terreno fértil que fecundou a Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária.

Semeadores de conquistas, em apenas dois anos de dedicação e trabalho árduo, os precursores da ideia, espalhados por todo o Brasil, conseguiram reunir milhares de colegas que movidos pela união e esperança de dias melhores para todos, fundaram, em 2002, a ANTEFFA no dia 27 de agosto.

Mesmo ano em que a primeira vitória foi comemorada: o PL 6492/2002 transformou-se na Lei 10.484 de 03 de julho de 2002 (criação da GDATFA – gratificação técnica de fiscalização federal agropecuária).

Caminhar juntos construindo a estrada

Pautados na Lei e alimentados pelo sonho de reconhecimento da Categoria, os representantes eleitos seguiram com o mesmo espírito de combater o bom combate, e, em 2006 conseguiram, após extensa luta, um reajuste significativo à remuneração dos TFFAS e reestruturar os cargos de técnico de Laboratório e de auxiliar de Laboratório, através da Lei 11.344, de 08 de setembro de 2006 e em 2008, outra reestruturação remuneratória importantíssima (Lei 11.784) alcançou quatro dos cinco cargos representados pela ANTEFFA.

No ano seguinte outro marco para a entidade: a Lei 11.907, de 02 de fevereiro de 2009, todos os cargos pertencentes à futura Carreira foram contemplados com uma reestruturação remuneratória que elevou os ocupantes dos cargos da Fiscalização Federal Agropecuária de nível técnico, médio e básico a um parâmetro, até então, se quer vislumbrado pela categoria!

O mesmo feito se repetiu em 2012 e em 2014, ano em que foi comemorada a aprovação e publicação do Decreto 8.205, de 12 de março de 2014 que definiu as atribuições de TFFA e Auxiliares.

 Pedras no caminho? Uma classe unida e que acredita no que faz, contorna!

E assim tem sido conosco. 12 anos após a Noite Fria, ou seja, em 2016 – um dos anos mais difíceis e intensos para o Brasil – foi aprovada a Lei 13.324, de 29 de julho de 2016, o Plano de Carreira dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de Fiscalização Federal Agropecuária. Resultado da dedicação dos representantes eleitos pela categoria para representar os objetivos, metas e anseios dos colegas.

Muitos dos precursores desta luta que segue já se aposentaram do serviço que conseguiram melhorar, fazendo a diferença e compartilhando conhecimento com os que vieram depois.

Os aposentados seguem na luta pelo fortalecimento da categoria!

As novas gerações que vêm na trilha, além de reconhecerem o valor indescritível desses baluartes e prestarem agradecimento a essa geração, aprenderam a caminhar de mãos dadas com os colegas da geração anterior e a tirar dessa relação a inspiração, a dedicação e o sentimento de pertencimento a uma categoria que muito faz e sempre fará pela sanidade dos alimentos e pela saúde dos consumidores brasileiros.

Em meio a mais uma dura batalha, cumprimentamos cada associado pelo aniversário de 17 anos da ANTEFFA, pela a confiança depositada no nosso trabalho e nos dispomos a cada dia permanecer na defesa atenta dos nossos ideais e na manutenção do reconhecimento da sociedade e dos poderes públicos pela nossa categoria.

Sigamos juntos! Um forte abraço.

 

Gabriel Álvaro de Amorim

Presidente da ANTEFFA

 

 



Escrever

Comentários (4)

Enviado em: 28/08/2019 15:41:30

Autor: Alisson


Fico feliz em saber que uma entidade de tamanho prestígio me representa e representa a toda uma classe de servidores de grande importância para o MAPA


Enviado em: 28/08/2019 11:53:29

Autor: Amanda Suret


Sou muito grata pela existência dessa Associação! Longa vida à ANTEFFA!!!


Enviado em: 28/08/2019 07:59:06

Autor: isaac andrade carneiro


BOM DIA Á TODOS, E COMO NÃO ESTÁ FELIZ NÃO APENAS POR SER SÓCIO DESSA ENTIDADE QUE MUITO FEZ E CONTINUA FAZENDO HISTÓRIAS NO QUE DIZ RESPEITO AS CONQUISTAS CONSEGUIDAS NESSES 17 ANOS DE LUTAS. SÓ TENHO A AGRADECER POR TODA S AS GESTÕES QUE FIZERAM PARTE DE NOSSAS VIDAS E QUE DERAM O MAXIMO PARA CRESCERMOS JUNTOS DE MÃOS DADAS ATÉ OS DIAS ATUAIS. AVANTES! AVANTES! AVANTES!


Enviado em: 27/08/2019 15:08:11

Autor: Durval Batista De Freitas


fico muito feliz por fazer parte dessa associação parabéns a todos os guerreiros e guerreiras vamos avante.


Ver mais Ver menos


{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"destaque","id":"4682","module":"default"}