TFFA Lívia Silva representa o Brasil em capacitação internacional em Defesa Agropecuária

08 de Novembro de 2024

 

A Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (ANTEFFA) tem a honra de anunciar a participação de Lívia Silva, Técnica de Fiscalização Federal Agropecuária (TFFA) do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Pernambuco (LFDA-PE), em uma capacitação internacional voltada ao fortalecimento das práticas de defesa agropecuária.

Entre os dias 24 e 29 de junho de 2024, Lívia representou o LFDA/PE no 33º Minicurso de Patologia de Camarão, promovido pelo Aquaculture Pathology Laboratory, em Tucson, Arizona. Este laboratório é referência mundial em pesquisa e diagnóstico de doenças de camarão e possui acreditações internacionais, incluindo as ISO/IEC 17025:2017 e 17043:2010, além da aprovação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

O minicurso, voltado para o aperfeiçoamento dos métodos de diagnóstico, ofereceu uma abordagem completa e prática sobre técnicas essenciais, como análise em montagem molhada, histopatologia (H&E e hibridização in situ), PCR (convencional e em tempo real), bioensaio e microbiologia. Segundo Lívia, “foi um curso muito completo e enriquecedor. Com as técnicas aprendidas, será possível a implementação dos diagnósticos de camarão no DIA (Unidade de Diagnóstico e Identificação Genética Animal), de forma a aprimorar a entrega de informações confiáveis ao MAPA e à sociedade.”

A ANTEFFA expressa seu orgulho pela conquista de Lívia e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento profissional contínuo de seus técnicos. Com a experiência adquirida, Lívia irá fortalecer os processos laboratoriais brasileiros, alinhando-os aos padrões globais e ampliando a capacidade do LFDA/PE de atender às demandas do Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo (PNSAA). A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com a excelência na segurança e qualidade dos produtos agropecuários, garantindo que o país permaneça na vanguarda da defesa agropecuária mundial.



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","id":"6886","tipo":"destaque","module":"default"}