Comunicado MAPA Nacional - PAPO SEGURO nº 1: a "Política da Mesa Limpa"

29 de Setembro de 2021

 

 

Acesse todos os detalhes e imagens neste link:

https://agronet.agricultura.gov.br/login

Essa é a primeira edição do Papo Seguro, uma campanha de conscientização sobre "segurança da informação" promovida pelo Comitê de Segurança da Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - CSI/MAPA.
Mensalmente, o Papo Seguro abordará temas sobre segurança da informação, sempre de forma objetiva, prática, leve e descomplicada.
Começaremos nesta semana pela "Política da Mesa Limpa". Já ouviu falar?
Não?
Então, observe atentamente a imagem abaixo:

O que você vê? Provavelmente, muita coisa, não?

Agora, suponha que o cidadão da foto abaixo também veja a mesma imagem. O que será que ele veria que você talvez não tenha visto da primeira vez?
A resposta é: uma oportunidade fácil para a realização de propósitos que não têm nada a ver com você e com o ministério!

Um computador destravado enquanto você se levantou da sua mesa para tomar aquele cafezinho quentinho que acabou de ser passado na copa do ministério é uma oportunidade fácil; um celular deixado desbloqueado sobre a mesa também é; uma agenda deixada aberta bem naquela página com anotações importantes sobre planos e projetos do ministério também oferece uma "oportunidade de ouro" para a ação de tais pessoas.
Idem para a cópia impressa daquele documento sigiloso, confidencial, top secret, deixada na impressora do corredor por dias a fio!

Tudo isso representa riscos - para você, seus colegas, sua equipe e o ministério - e a segurança da informação visa evitar e/ou mitigar tais riscos por meio da conscientização de servidores e colaboradores.

Surpreso?! Chocada?! Calma, muita calma nessa hora...

Conforme o dito popular, para tudo na vida existe solução. E o Papo Seguro, óbvio, tem a solução!

Segue o fio, então, e se liga nessas dicas:

Antes de levantar da sua mesa, conferiu se o seu computador está travado?!
E o celular? Está bloqueado e em local seguro (de preferência junto de você)?!
Antes de mandar nas suas redes aquela merecida #fim_de_semana, conferiu também se aqueles papeis importantes estão devidamente protegidos da curiosidade alheia fechadinhos dentro da gaveta?!

Ah, então, quer dizer que você mandou cópias de documento para a impressora e se esqueceu de recolher? Meu filho, minha filha, corre lá que dá tempo de pegar!

Ok, eram rascunhos, você não vai mais utilizá-los, mas o conteúdo desses rascunhos continua a ser muito, muito, mas muito importante mesmo?! Que tal triturar o documento e jogar cada tirinha em uma lixeira diferente?!

Não custa nada seguir essas dicas e todo mundo sai ganhando!

Pode confiar, é Papo Seguro!

Até a próxima!

Deseja divulgar um comunicado? clique aqui.

 



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","id":"5572","tipo":"ultimas","module":"default"}