Ações da ANTEFFA neste momento de pandemia do coronavírus

22 de Junho de 2020

 

A Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização federal Agropecuária – ANTEFFA, visando a saúde dos associados e de tantos que deles dependem e considerando que como profissionais cujo trabalho é essencial para a sociedade e desempenham suas funções em áreas maior  risco de contaminação pelo coronavírus (aeroportos, portos, indústrias, frigoríficos, etc.) mandou confeccionar máscaras de proteção para esses trabalhadores.

As máscaras, duas unidades por associado, que já estão em trânsito, serão enviadas aos presidentes das Associações Estaduais dos técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária – ATEFFAs, que distribuirão aos seus associados.

Outras ações no período

Conforme informamos na semana passada, a Direção Nacional se reuniu com o consultor político da ANTEFFA no dia 06, pela manhã e, como o momento pede, foi por meio de videoconferência onde os diretores, juntamente com Antônio Andrade, consultor político da entidade, analisaram o panorama político atual e em curto prazo, tanto do ponto de vista geral como em relação aos servidores públicos e especialmente os integrantes da categoria.

Na Sexta-feira, 29/05, também por meio de vídeo conferência, parte da diretoria Executiva da entidade se reuniu para traçar estratégias de ação em defesa dos interesses da classe, considerando este grave momento que a sociedade enfrenta.  Trata-se de um momento ímpar na história desta geração, onde as dificuldades de deslocamentos e agregação de pessoas nos remetem a nos reinventarmos e, de forma remota, utilizar os avanços tecnológicos para continuarmos trabalhando.

Ampliação das reuniões por videoconferências

Neste sentido, a discussão remete a realização ampliada de reuniões com todos os diretores da ANTEFFA e uma vez consolidado este procedimento, se programar para atingir os representantes estaduais e a base da categoria.

Os temas tratados nas videoconferências giraram em torno das demandas da categoria trabalhadas pela ANTEFFA no ano passado, algumas encaminhadas ao MAPA e outras Congresso Nacional. Neste cenário no âmbito interno do Ministério da Agricultura, a ideia é focar o trabalho na qualificação da carreira para valorizá-la, e assim poder reivindicar melhorias.

Momento complexo do Congresso Nacional

Já âmbito do Congresso Nacional os avanços conseguidos, com muito trabalho no ano de 2019, que incluiu uma rubrica na Lei de Diretrizes Orçamentárias, LOA - 2020 ficou totalmente inviável pela aprovação, neste período de pandemia, de alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal que proíbe qualquer tipo de reajuste e restruturação remuneratória de servidores públicos até o mês de dezembro de 2021.

 

Sindicato da categoria e teses jurídicas

Outro cenário discutido aponta para a necessidade de acionar o setor jurídico da ANTEFFA visando buscar instrumentos na legislação que possam reverter as medidas que estabelecem perdas de direitos dos integrantes da categoria. Neste aspecto, o processo que cria o sindicato dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária, ganha ainda mais importância, isso, pela legitimidade, agilidade e maior grau de representatividade. O SINDANTEFFA foi fundado em Assembleia Geral da categoria aguarda registro no Ministério do Trabalho.

Finalmente, salienta-se a importância de manter o contato ativo com a base para mostrar a importância da Associação no atual cenário em que a categoria, cujo trabalho é essencial, repetimos, tem feito toda a diferença na segurança dos alimentos consumidos pela população.

 

 



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","id":"4930","tipo":"destaque","module":"default"}