ATEFFA-Nordeste realiza sua primeira assembleia geral com participação híbrida

20 de Abril de 2022

 

O surgimento da pandemia da COVID-19 provocou diversos impactos sobre a saúde e vida das pessoas, inclusive sobre as relações humanas e sociais. Para as associações e sindicatos, houve a necessidade de reinventar seus eventos considerando as diversas limitações e impedimentos de encontros físicos a fim de preservar a vida das pessoas.

Por conta desse panorama, a ATEFFA-Nordeste não conseguia reunir presencialmente as pessoas de sua base de associados desde 2019, migrando as assembleias e reuniões para o formato remoto, em que a participação acontecia à distância, através de plataformas como Meet e Teams. Essa estratégia garantiu continuidade às atividades da entidade e abriu novos horizontes para possibilitar a participação de pessoas distantes geograficamente, mas não substituiu a energia emanada pelo encontro presencial coletivo.

Com a realização da vacinação, que tem reduzido os casos de COVID-19 e os riscos de contágio, houve a abertura gradual das restrições sanitárias e as reuniões com participação presencial tornaram-se possíveis nesse momento.

Para realizar a sua primeira Assembleia Geral de 2022, no início da manhã do dia 20 de abril, a ATEFFA-Nordeste resolveu optar, de forma inédita, pelo formato híbrido, combinando ao mesmo tempo as possibilidades de participação presencial e remota às pessoas associadas.

Esse modelo, previsto na IN DREI 79/2021, permitiu à ATEFFA-Nordeste proporcionar o reencontro físico tão importante a qualquer entidade, bem como possibilitar que as pessoas situadas mais distantes, em outros estados ou afastadas de Recife, garantissem o direito de participação no evento.

Ainda, com a incidência de chuvas que dificultaram os deslocamentos até a SFA-PE, onde se realizou a Assembleia Geral, a participação virtual se mostrou eficaz alternativa na promoção da ampla participação.

A Assembleia Geral Extraordinária teve como objetivo apresentar as ações e as movimentações financeiras ocorridas nos primeiros seis meses da gestão atual da ATEFFA-Nordeste, consolidando a transparência e compliance que tem sido metas de sua atuação, e trazer informes sobre a atuação nacional da ANTEFFA na defesa das carreiras dos TFFAs.

A ANTEFFA foi representada pelo Diretor do Departamento de Aposentados, Éder Theodoro, que compartilhou informações sobre processos e ações envolvendo a garantia dos direitos das pessoas aposentadas, tendo sido complementado pelo Secretário-Geral da ANTEFFA e Presidente da ATEFFA-Nordeste, Paulo Marcelo, sobre a construção e direcionamentos do PL de Reestruturação Remuneratória e o ingresso das ações coletivas pela ANTEFFA.

Em seguida, o Diretor do Departamento Técnico da ANTEFFA e Secretário-Geral da ATEFFA-Nordeste, Cassius Oliveira, detalhou a atuação da ANTEFFA no grupo de estudos das atribuições das carreiras de fiscalização federal agropecuária e as ações de incidência sobre as normativas internas do MAPA colocadas em consulta pública no SISMAN, que tem buscado garantir o respeito à Lei 13.324/2016 e o Decreto 8.205/2014, que regulamentam as atividades dos TFFAs.

No final da Assembleia Geral, como forma de simbolizar os primeiros seis meses de gestão da ATEFFA-Nordeste, houve o sorteio de seis brindes entre as pessoas associadas que participaram do evento, presencial ou virtualmente.



Escrever

Comentários (2)

Enviado em: 26/04/2022 21:18:59

Autor: Paulo Marcelo Pontes


Obrigado, Éder! Nós que agradecemos a sua disponibilidade em participar conosco desse importante momento! Que possas igualmente estar presente em outros momentos de construção das lutas de todas as pessoas que integram as carreiras de TFFAs!


Enviado em: 20/04/2022 19:22:41

Autor: Eder Theodoro


Foi uma assembleia a ser imitada. Super organizada, objetiva e com todas as informações que constava em sua palta. Parabéns para Diretoria principalmente pela transparência.


Ver menos


{"controller":"comunicacao","action":"ateffas","id":"1015","module":"default"}