Servidores públicos respondem a ataque de Paulo Guedes

10 de Maio de 2019

 

BSPF      -     Categoria lembra que Ministro da Economia é investigado pela Polícia Federal. 

O Portal UOL informa que a CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) rechaçou as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que funcionários públicos têm parte da culpa pela "roubalheira" que atingiu o país nos últimos anos. "Essa declaração é tão estapafúrdia, tão absurda, que nos autoriza a concluir uma coisa: o ministro sequer sabe o que é servidor público", disse João Domingos Gomes dos Santos, presidente da CSPB.

Para ele, Guedes confundiu funcionário público, que é concursado, com agente público, que é nomeado. Segundo Santos, os "funcionários públicos são guardiões da moralidade e da boa gestão" e "às vezes, não conseguem superar a ganância e a corrupção dos agentes públicos". "Rechaçamos, rejeitamos e devolvemos aos políticos e aos agentes públicos, como ele (Guedes) a responsabilidade pela corrupção no setor público do Brasil", afirmou.

As declarações de Guedes foram feitas ontem à noite, durante audiência pública na comissão especial da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Segundo o ministro, a categoria é responsável por "tomar conta das coisas públicas", mas não teria cumprido seu papel. Santos afirmou que a entidade vai pedir oficialmente uma retratação do ministro da Economia. De acordo com o sindicalista, as declarações de Guedes representam um grande dano moral ao funcionalismo público. "Isso é um agravante ao desrespeito com que os servidores públicos são tratados", afirmou.

Investigado

A Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), que representa servidores fiscais, como auditores, também criticou a declaração de Guedes. Em nota, a entidade disse que, "além de generalista e desprovida de critérios jurídicos básicos, a fala fere o princípio da presunção da inocência", previsto na Constituição, pelo qual "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

A federação também afirmou que o próprio ministro é investigado pela Polícia Federal, a pedido do Ministério Público Federal por suspeitas de fraude na gestão de fundos de pensão de estatais, e que o TCU (Tribunal de Contas da União) abriu processo para apurar supostas irregularidades em negócios feitos por uma empresa do próprio ministro com fundos de pensão patrocinados por estatais.

"Acreditamos que o Brasil já sofre uma polarização maléfica e repudiamos este tipo de manifestação, que dificulta o diálogo e distancia setores da sociedade que deveriam estar unidos na busca por soluções para melhorar a nossa economia, diminuir a desigualdade e incentivar o emprego e a renda", afirmou.

Fonte: Portal Vermelho - 09/05/2019

 

 



Escrever

Comentários (1)

Enviado em: 10/05/2019 09:24:27

Autor: hamilton ribeiro dos santos


Ótimo! Tem que mostrar para este Senhor, que a massa do Funcionalismo Público é honesta, trabalhadora, responsável. O problema está na alta cúpula do Governo. Está aí, estampado em toda a mídia diariamente. O Servidor, não tem altas somas em paraísos fiscais, por exemplo!


Ver menos


{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"midia","id":"4596","module":"default"}