Mecanismos para ampliar participação das mulheres na política são sugeridos na Câmara.

08 de MarÇo de 2018

 

Representantes de partidos sugerem medidas para ampliar participação das mulheres na política

Agência Câmara Notícias -Mecanismos para ampliar a participação de mulheres na política e garantir o cumprimento da legislação eleitoral foram as principais propostas apresentadas ontem à bancada feminina da Câmara pelas representantes do Fórum de Mulheres de Instâncias de Partidos.

O encontro foi promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher e pelos 30 anos de promulgação da Constituição de 1988.

Para a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), que coordenou as discussões, a união das mulheres de todos os partidos fortalece a luta pela ampliação das candidaturas femininas. Atualmente, apesar de 44% dos filiados aos partidos serem mulheres, elas não chegam a 10% da representação política.

"O centro da pauta é preparar as mulheres para serem candidatas e ganharem as eleições e segundo, fazer um controle muito rigoroso da legislação que garante recursos e representação nas urnas", destacou.

As representantes também destacaram a necessidade de punir os partidos se a legislação eleitoral não for cumprida. Segundo elas, muitas legendas lançam nomes de mulheres apenas para cumprir o percentual de 30% de candidaturas femininas exigido pelas normas eleitorais, mas não fornecem recursos para que essas candidaturas se efetivem.

Fundo partidário
As participantes do encontro pediram ainda a regulamentação para a aplicação do fundo partidário. A ideia, explicou Jô Moraes, é pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início de abril, que ele regulamente este fundo sob a ótica de gênero. “Nós queremos que o fundo eleitoral também tenha um olhar para as candidatas mulheres. Com isso, nós estaremos garantindo melhores espaços e condições para as candidatas mulheres", defendeu.

Reportagem - Mônica Thaty
Edição – Natalia Doederlein



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"midia","id":"4256","module":"default"}