O Associado é a Notícia – Jacir Massi - Encerrado um ciclo!

28 de Fevereiro de 2019

 

Hoje, 28 de fevereiro de 2019, Jacir Massi, se aposentou do serviço público, e, nas palavras do colega, “É vida que segue! Agradeço a todos a paciência,  a parceria, o carinho, durante o período que convivemos. Vamos agora ver o que o Criador nos reserva! Ficam em meu coração e em minha mente os bons momentos que compartilhamos, sempre na busca de um crescimento pessoal,  profissional e espiritual”.

Em nome da categoria a qual pertence Jacir Massi e da qual ele foi (e sempre será) um expoente ímpar, a ANTEFFA parabeniza o colega e se serve da oportunidade para externar imensa gratidão e reconhecimento pela dedicação, pelo espírito agregador e guerreiro, pela partilha dos sonhos, lutas, das conquistas alcançadas. Felicidades, Jacir. Você merece todo sucesso possível!

Jacir na sede da ANTEFFA com o ex-presidente, Laudelino Duarte e o atual vice-presidente José Bezerra da RochaA seguir uma breve biografia do nosso homenageado:

No dia 15 de maio o Agente de Inspeção de Produtos de Origem Animal – AISIPOA Jacir Massi comemorou 43 anos de carreira.

Nascido em Erval Grande – RS, em 17/11/1955, Jacir cursou o ensino fundamental na Escola Princesa Isabel da Linha Corredor e, depois, no Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emilio Grando, na sede do Município.

Aos 12 anos iniciou o Curso Ginasial no Seminário Apostólico N. Senhora do Caravágio, em Farroupilha – RS, onde se formou em 1971.

No ano de 1972, ingressou no Científico do Colégio Bom Pastor (atual ensino médio), em Chapecó–SC e somente em 1994 teve oportunidade de ingressas na Universidade, formando-se no ano de 2000, no curso de Agronomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, tendo sido agraciado pelo CREA/SC com o troféu de aluno destaque da turma, pelos resultados obtidos ao longo do Curso.

No campo profissional, Jacir iniciou sua vida como agricultor, oriundo de uma família de pequenos agricultores familiares da Linha Corredor, Erval Grande – RS. Aos 17 anos, conseguiu o seu primeiro emprego formal como Magarefe e, posteriormente, como responsável pelo Controle de Estoques do SAIC – Sociedade Anônima Indústria e Comércio Chapecó, uma Agroindústria de abate e processamento de suínos e aves. Neste período, teve contato com o Serviço de Inspeção Federal-SIF, tendo sido convencido por amigos a prestar a prova de acesso no processo seletivo realizado no inicio do ano de 1975. Realizada a prova e, tendo sido aprovado, foi chamado a assumir o cargo de Técnico I, pelo Convênio entre o Ministério da Agricultura e a Companhia Brasileira de Alimentos– COBAL (empresa do próprio Ministério), atualmente Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. Assim, no dia 15 de maio de 1975, Jacir inicia seu estágio no Serviço de Inspeção Federal-SIF 828, onde teve grandes mestres como Nelson Catalan, Luiz Paz, Gomercindo Téo, Nereu Correa e Luiz Carlos Scherer.

Em 02 de julho daquele mesmo ano foi designado para atuar no Serviço de Inspeção Federal – SIF nº 104, junto à Sadia S.A. (hoje BRF), empresa pioneira no abate e processamento de Frangos e Perus.

À época o abate e processamento de aves não era muito difundida e o próprio Serviço carecia de uma normatização específica, o que somente ocorreu no final dos anos 80, com a publicação da Portaria nº 04/1988 e Portaria nº 210/1988, em 1978, Jacir elaborou o primeiro Manual de Inspeção de Aves, trabalho muito simples mas que serviu como material didático e de consulta para os novos servidores que ingressavam nesta área. Também nesta época já havia iniciado um trabalho de monitoramento e controle de algumas etapas do processo de abate e processamento de aves, denominados Autocontroles estabelecidos pelas Circulares 175, 176 e 294/2005, hoje normatizados pelas Normas Internas do DIPOA nº 01/2018 e 02/2018.

Convidado participar da famosa Reunião de Curitiba – PR, realizada no mês de agosto/2000, ajudou a delinear os eixos da nova luta da categoria dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária que em 2002 se transformaria na ANTEFFA – Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária, fundada em 22 de agosto de 2002.

Jacir numa reunião com então ministro, Paulo Bernardo e o ex deputado Zonta

Na ANTEFFA, militante desde o inicio do movimento, Jacir ocupou o cargo de Secretário-Geral até o início de 2008 quando, por princípios éticos, solicitou sua exoneração para poder assumir a Função de Assistente do Superintendente Federal de Agricultura no Estado de Santa Catarina – SFA-SC.

Na SFA-SC, Jacir ocupou os cargos de Assistente, no período de 2008 a 2010, Chefe da Divisão de Política Produção e desenvolvimento Agropecuário – DPDAG de 2010 a 2012, Superintendente Federal de Agricultura, Substituto, de 2008 a 2012 e Superintendente Federal, de 2014 a 2017.

Como representante da categoria, por muitos anos Jacir fez parte do núcleo estratégico da ANTEFFA que discutia com o Governo Federal as estratégias e diretrizes que culminaram com a criação da Carreira de Técnico de Fiscalização Federal Agropecuária -TFFA, objeto da Lei 13324/2014. Também fez parte das Mesas de Negociação Permanente, estabelecidas pelo Governo

Federal com objetivo de discutir as políticas para o Serviço Público Federal, bem como de diversos Grupos de Trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, como o que discutiu as Atribuições dos cargos que culminou com a publicação do Decreto 8205/2014 e novo modelo de Fiscalização Federal Agropecuária, especialmente no que tange ao Serviço de Inspeção Federal – SIF.

Casado com Juraci Maria Massi, pai de quatro filhos e avô de 5 netas, Jacir pode ser considerado um avô “babão” e  feliz!

 



Escrever

Comentários (10)

Enviado em: 14/03/2019 08:23:12

Autor: Mario Antonio das Chagas São Gonçalo -RJ


Valeu garoto! Parabens por ter cumprido sua missao junto ao MAPA-BR. Viva o novo ciclo.


Enviado em: 05/03/2019 10:22:33

Autor: Jorge Henrique Sousa Saraiva


Valeu Jaci, por sua contribuição inestimável para nossa categoria, por coincidência estamos nos aposentando no mesmo dia, sempre terei vc meu amigo como um ícone das lutas das batalhas dos ternos e dos sapatos gastos e dos chás de cadeira com os parlamentares, te agradecemos por tudo o que fez em prol da nossa categoria, que Deus te ilumine nesta nova jornada. Um braço afetuoso.... Jorge Henrique/SE


Enviado em: 01/03/2019 14:28:54

Autor: isaac andrade carneiro


OBRIGADO POR TUDO COMPANHEIRO JACIR. QUANTOS DEGRAUS VC PERPASSOU EM SUA VIDA PROFISSIONAL . DESEJO O MESMO EM SUA NOVA ETAPA COMO APOSENTADO AO LADO DE SUA FAMÍLIA. SAÚDE, PAZ E TE AGRADEÇO IMENSAMENTE POR TUDO QUE VC FEZ E AJUDOU A FAZER SOERGUENDO A NOSSA IMPORTANTE ASSOCIAÇÃO ANTEFFA.


Enviado em: 01/03/2019 11:58:23

Autor: Edvaldo Valgas de Almeida


Parabéns amigo pela iniciativa e pelos serviços prestado . Eu também sou desta mesma data de 1975 técnico l do tempo da COBAL. já estou de preparando a minha aposentadoria. Abraço e boa sorte.


Ver mais

Enviado em: 01/03/2019 11:15:26

Autor: JOÃO BATISTA DA SILVA - LAVRAS/MG


JACIR, MUITO OBRIGADO POR TUDO QUE VOCÊ FEZ PELA NOSSA CATEGORIA. SEJA E SIGA FELIZ NESSA NOVA LIBERDADE. NÃO ESQUEÇA DE NÓS.


Enviado em: 01/03/2019 10:52:21

Autor: Durval Batista de Freitas


parabéns por todo seu esforço e dedicação


Enviado em: 01/03/2019 09:01:07

Autor: Eduardo Catarino-Ateffa-Ba


Parabéns colega! Você colaborou para o crescimento da nossa categoria e do nosso país com muita dedicação e entusiasmo e deixa importantes lições e exemplos. Desejo que você tenha muito sucesso neste novo empreendimento que agora abraça. Obrigado pela amizade e coleguismo e sucesso na nova caminhada junto aos seus familiares. Saúde e paz,


Enviado em: 28/02/2019 20:56:17

Autor: Carlos Augusto


Parabéns por tudo que fizeste pela nossa categoria. E bem vindo ao nosso grupo de aposentados.


Enviado em: 28/02/2019 20:48:22

Autor: João Batista de souza.'.


Estimado Colega Jacir Massi, parabéns pela aposentadoria hj. Agradeço pela luta junto a ANTEFFA, Deus continue te abençoando com saúde, felicidades, sucesso e alegria!!! Fraterno Abraço!


Enviado em: 28/02/2019 17:56:32

Autor: Welinton Ferreira Assaed


Parabéns meu amigo que Deus te abençoe junto a teus familiares, na nova etapa da sua vida, prazer imenso conhece-lo forte abraço sucesso.


Ver menos


{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"destaque","id":"4540","module":"default"}