O Associado é a Notícia – Antônio Lima – Paraná

21 de Dezembro de 2018

 

Empossado como diretor do Departamento de Aposentados da ANTTEFA, Departamento há tempos idealizado e recentemente criado, Antônio Lima, um dos precursores do movimento pró-TFFAs e, portanto, um dos fundadores da Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária, é o nosso entrevistado no quadro “O Associado é a notícia”.

Lima, como é chamado na Organização, tem aquele jeito de irmão primogênito. Aquele que acolhe, aconselha, brinca e chama a atenção, quando é o caso. Profissional dedicado colaborou com serviço por mais de quatro décadas e contribuiu com a formação de dezenas de colegas.

Casado com dona Adelina, pai de três filhos e avô de quatro netos, o colega é um sujeito leve, bem humorado e demonstra uma fé contagiante.

Nosso entrevistado busca, por meio de suas ações, ser coerente com o que “prega” e o que faz. Atitude que o torna um conselheiro importante nos assuntos políticos e estratégicos da ANTEFFA. Confira abaixo as dicas para os colegas que a recém se aposentaram ou que estão em vias de pedir a aposentadoria:

1) ANTEFFA - Lima,  hoje já passado alguns anos da sua aposentadoria o que você poderia dizer aos colegas que estão prestes a se aposentar? Sabemos que alguns se sentem levemente angustiados quanto ao futuro.

Lima - A maioria de nós costumava dizer: Não vejo a hora de me aposentar. Menos um dia para a aposentadoria. Para descansar, só quando me aposentar. Certamente você já ouviu algum colega de trabalho proferindo essas frases, ou, quem sabe, até você já as tenha dito, então chegou a hora da fase de sossego, onde você irá colher os frutos de trabalho de uma vida inteira.

Agora sim, é a sua vez de realizar a tão esperada aposentadoria. Primeiro, pela oportunidade de descanso após anos de suado trabalho e, segundo, por não aguentar mais os anos, as rotinas, enfim o tédio de fazer todo dia a mesma coisa, especialmente nós paranaenses que enfrentamos uma triste turbulência chamada “carne fraca”.

Uma infinidade de possibilidades se abre após o documento oficial. Você pode realizar uma nova atividade. Remunerada sim, por que não? Pode fazer atividades físicas que foram tão negligenciadas ao longo do trabalho árduo. Pode fazer novos amigos, viajar e curtir mais a família que você pouco viu por conta dos compromissos profissionais.

Lembre-se aposentadoria é apenas um período que conquistamos para nos cuidarmos mais, para estarmos mais presentes no seio da família, para estreitarmos laços de amizade que o tempo reduzido inviabilizou, para deixarmos de ser escravos do relógio, enfim, para seguirmos vivendo de forma desacelerada e fazermos o que tivermos vontade.

2) ANTEFFA- Assim sendo, como se manter ocupado, de forma a se sentir útil, após a aposentadoria?

Lima - Tenho 67 anos, trabalhei 42, estou aposentado há dois anos, deixar de fazer rotineiramente o que fiz durante todos esses anos, não me trouxe nenhum peso na alma, assimilei bem este novo tempo, sou muito saudável e grato por tudo.

Os 12 meses de licença prêmio que possuía procurei tirá-los nos dois anos antes da aposentadoria escalonados de três em três meses para assim já começar me adaptar com a aposentadoria que estava por vir; continuo visitando o meu eis local de trabalho; atuo sempre que posso no nosso movimento de classe (ANTEFFA/ATEFFA-PR); enfim, procuro formar sempre novas conexões cerebrais para me afastar daquele "médico alemão" chamado Alzheimer.

3) ANTEFFA- É verdade que as vezes um hobby das horas vagas passa a ter uma maior importância após a aposentadoria, se tornando ás vezes uma nova fonte de renda?

Lima - Acredito que sim. Eu particularmente não me preparei para tal, sempre sonhei em parar parando. Lembro quando uma das minhas filhas, acho que preocupada com o meu bem-estar pós-aposentadoria, sugeriu que eu montasse uma casa de festa infantil próximo da minha casa, eu, de imediato respondi que nunca porque eu queria mesmo era fazer o que eu havia programado “parar” e nunca exercer atividade remuneratória.

Conheço amigos que executam outras atividades remuneratórias e segundo eles estão realizados em levar como um “hobby”.

4) ANTEFA - Você percebe nos colegas que se aposentaram uma busca de atividades que tragam uma maior satisfação pessoal?

Lima - Infelizmente perdi o contato com muitos que se aposentaram, que eu considero normal, mas os poucos que mantenho contato estão devidamente realizados e satisfeitos. Como havia dito anteriormente são poucos que está praticando outra atividade remuneratória, mas os poucos disseram que estão devidamente contentes e realizados.

Um ou dois, me disseram que logo que aposentaram sentiram um leve desconforto principalmente nos inícios das semanas, mas que conseguiram vencer.

5) ANTEFFA: Que conselho você daria ao colega que está próximo a se aposentar?

Lima: Aposentadoria não é sinal de parar no tempo, ficar em casa ou qualquer coisa que sugira que a vida acabou. Pelo contrário. Especialistas afirmam que esse é o momento para cuidar mais de si mesmo e dos familiares. Trabalhar, estudar e realizar sonhos que antes não puderam ser feitos, é fundamental cuidar da saúde e da qualidade de vida da terceira idade.

Aconselho sim. Ficar sem fazer nada. Mas faça isso apenas por um período, pois até isso cansa, enjoa e provoca tédio. O importante é agitar a vida. Leia a série “Saindo do Sofá”. Faça algo prazeroso, que encha sua vida de alegria, mesmo que seja um novo trabalho.

Aproveite os momentos de “férias” permanentes para cuidar da saúde preventiva, da alimentação equilibrada, de atividade física regular e de cuidar da alma e da mente. Dance, brinque, viaje e viva mais e melhor, enfim, a aposentadoria deve ser vista como oportunidade para novos objetivos e projetos, é ter a sensação do dever cumprido.

Há, inclusive, um detalhe que não deve ser esquecido: a pessoa que se aposenta apenas se desvincula de um contrato profissional. Ninguém se aposenta dos amigos e muito menos da profissão que abraçou.

6) ANTEFFA - Quais as expectativas para o departamento de inativos?

Lima - O Departamento de Aposentados da ANTEFFA, criado a partir do mês de outubro de 2018, tem a princípio organizar, orientar sobre questões previdenciárias, processos de aposentadoria, contagem do tempo de contribuição, revisão dos benefícios, orientá-los quanto assessoria jurídica junto ao departamento jurídico da entidade, saúde, a situação política de nós servidores públicos que estar por vir, lazer e qualidade de vida, bem como se fazer presente quando das negociações junto aos órgãos federais em Brasília.

O Departamento deverá também se preocupar com a garantia dos direitos aos aposentados como correção de benefícios financeiros. Além de promover palestras, encontros com o objetivo de proporcionar lazer, conforto e manter os aposentados bem informados sobre saúde, direitos trabalhistas, entre outros assuntos.

7) ANTEFFA - Fale um pouco dos projetos.

Lima - Em princípio, como sugestão do senhor Presidente da ANTEFFA, utilizar a ATEFFA-PR para servir como laboratório para assim, depois de um breve tempo, levar as boas experiências colhidas na minha ATEFFA às outras.

Mostrar para os que já são, e aos que estão por se aposentar que deverão reconstruir sua identidade pessoal através da interiorização de novos papéis e da busca de novos objetivos de vida, num processo de redefinição de sua vida, ao mesmo tempo em que deverá assumir essa nova fase, repensando o estigma de ser inativo nessa sociedade e estabelecendo novos pontos de referência.

Embora os sentimentos despertados pela aposentadoria sejam diferentes de pessoa para pessoa, é importante um espaço social para que eles possam ser compartilhados e elaborados. Assim, a existência de um grupo de discussão com esse público pode estimular a reflexão e a preparação para a aposentadoria, constituindo-se em espaço no qual possam ser trabalhadas maneiras de enfrentar essa nova etapa com melhores condições, com mais clareza e segurança.

Eu, particularmente, acho que é por aí, mas espero receber sugestões de outras unidades da federação.

 

Antônio Lima

Diretor do Departamento de Aposentados da ANTEFFA

 

 

 

 

 



Escrever

Comentários (1)

Enviado em: 25/12/2018 21:11:45

Autor: BENTO SIRIACO


Parabéns meu amigo Lima pelo nova função, fiquei muito feliz por saber que você assumiu essa nova tarefa isso vai nos ajudar e muito com a sua vasta experiencia parabéns mesmo e que Deus possa continuar a te iluminar um forte abraço.


Ver menos


{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"destaque","id":"4494","module":"default"}