Dirigentes da ANTEFFA e representantes estaduais acompanham votação da LDO

11 de Julho de 2018

 

Em dia movimentado e tenso,Dirigentes da ANTEFFA e representantes estaduais acompanham votação da LDO

 

Relator não aceita rever congelamento de salário de servidores em 2019

metropoles.com - Mesmo sob pressão, Dalírio Beber (PSDB-SC) insiste em manter proibição. PLDO deve ser Votado no Congresso nessa quarta-feira (11/7).

servidor

Agência Senado - Pedro França

11/07/2018 15:29 , atualizado em 11/07/2018 15:31

Apesar da pressão de deputados da oposição e de parlamentares da base governista, o senador Dalírio Beber (PSDB-SC) não aceitou retirar o congelamento dos salários e benefícios dos servidores públicos federais no ano que vem. A proposta está em seu relatório do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2019.

Após se reunir por cerca de duas horas com líderes partidários na Comissão Mista de Orçamento (CMO) nesta quarta-feira (11/7), o tucano afirmou que a proposta seguirá para votação sem alterações. “[O congelamento] Continua na nossa proposta. Existe resistência por parte de alguns parlamentares, mas não existe impedimento para o próximo governo”, disse.

Mais sobre o assunto

Líder do governo quer derrubar congelamento do reajuste de servidores

Sem reajuste, servidor ameaça: “Parlamentar que votar sim, não volta”

Servidores protestam contra congelamento de salários e benefícios

Segundo Beber, quem assumir o comando do país no ano que vem poderá flexibilizar a LDO. “Com certeza, o próximo governo terá toda a condição e competência para encaminhar ao Congresso um projeto de lei para flexibilizar a LDO do ano que vem, para permitir que os servidores possam ter os reajustes se assim entender o novo presidente”, afirmou.

Para o relator da LDO 2019, o objetivo é não criar mais despesas para o próximo governo. “Nós da CMO não queremos aprofundar as dificuldades que o novo governo terá criando ainda mais a possibilidade de despesas”, declarou.

A insistência de Beber se dá mesmo sob pressão de colegas parlamentares. Entre eles, está o líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR). O emedebista apresentou uma emenda ao PLDO 2019 para derrubar o artigo que congela os salários dos servidores. Jucá pede a “supressão total” do Art. 92-A.

Entidades representativas de servidores públicos federais protestam no Congresso nesta quarta (11) na tentativa de barrar a proibição de reajustes de servidores. Os manifestantes levaram um boneco gigante do presidente Michel Temer para convencer deputados e senadores a votarem contra o parecer. O “Micheleco Vampirão” foi instalado na entrada do prédio do anexo 2 da Câmara.

O PLDO 2019 será apreciado na CMO ainda na tarde desta quarta-feira. Sendo aprovado no colegiado, o texto deverá seguir com urgência para o plenário do Congresso. A LDO 2019 precisa ser votada até 17 de julho. Se não for aprovada, pode inviabilizar o recesso dos parlamentares (de 18 a 31 de julho). O período está previsto na Constituição. Conforme determinação da Carta Magna, o Congresso Nacional não pode parar enquanto não aprovar a lei orçamentária do ano seguinte.


 



Escrever

Comentários (1)

Enviado em: 12/07/2018 16:25:34

Autor: Luiz Carlos Andrade da Costa


Quero deixar aqui meus respeitos e admiração pelo constante trabalho incansável da nossa diretoria. Por isso que sempre lutou pelo reconhecimento de todos da nossa categoria para que se não já se associou sejam sócios pois a união faz a força. Parabéns.


Ver menos


{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"destaque","id":"4379","module":"default"}