MAPA publica portaria constituindo Grupo de Trabalho para tratar sobre modernização da SDA

29 de Dezembro de 2017

 

A portaria 145/2017, cria Grupo de Trabalho para discutir e definir a minuta de lei com base nos produtos 1, 2 e 3 elaborados pela consultoria contratada pela Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA/MAPA (Projeto de Cooperação Técnica BRA/IICA/13/004 - Fortalecimento do Sistema Brasileiro De Defesa Agropecuária).

O GT tem até 60 dias para apresentar a minuta final, que deverá ser enviada ao Congresso Nacional para que possa ser aprovada.

A ANTEFFA está atenta e acompanhará as discussões pertinentes, com o objetivo de lutar pela garantia dos direitos e interesses de seus associados.

Integra Portaria 145/2017 aqui e abaixo

 


PORTARIA Nº 145, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2017.

O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições que lhe confere os Arts. 18 e 53 do Anexo I, do Decreto nº 8.852, de 20 de janeiro de 2016, e tendo em vista o que consta do Processo no 21000.054070/2017-12, resolve:

Art. 1o Instituir Grupo de Trabalho para elaborar minuta de projeto de lei visando a modernização da Defesa Agropecuária.
§ 1o O trabalho do grupo será orientado pelas seguintes premissas:

I - redefinir modelo institucional da Secretaria de Defesa Agropecuária - SDA conferindo-lhe fortalecimento, maior autonomia administrativa e sustentabilidade orçamentária e financeira;

II - definir de maneira ampla as competências regulatórias da SDA na condição de autoridade nacional sanitária e fitossanitária;

III - prever a cobrança de taxas e outras fontes de financiamento para a defesa agropecuária, bem como o gerenciamento dos recursos por meio de fundos;

IV - prever ferramentas de assessoramento para a gestão da SDA na formulação de políticas públicas de sua competência;

V - propor formas de gerenciamento e execução técnica e administrativas mais ágeis e dinâmicas, resguardando as competências do Estado, mas prevendo a integração com entes privados;

VI - introduzir conceitos de responsabilidade objetiva e de autocontrole para as empresas reguladas pela SDA;

VII - propor a padronização do rito processual da fiscalização, como instâncias de julgamento e esferas recursais no âmbito da SDA.

§ 2o O Grupo de Trabalho deverá utilizar como subsídio os produtos 1, 2 e 3 elaborados pela consultoria contratada por meio contrato de prestação de serviço nº 217018, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica BRA/IICA/13/004 (FORTALECIMENTO DO SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA AGROPECUÁRIA).

§ 3o Outras referências conceituais e legais, além das citadas no parágrafo anterior, poderão ser utilizadas pelo Grupo de Trabalho para elaboração da minuta de projeto de lei.
Art. 2o O Grupo de Trabalho será composto por servidores, titular e suplente, representantes das unidades abaixo relacionadas:
I - Gabinete da SDA/MAPA;

II - DIPOA/SDA/MAPA;

III - DIPOV/SDA/MAPA;

IV - DSA/SDA/MAPA;

V - DSV/SDA/MAPA;

VI- DFIP/SDA/MAPA;

VII- DFIA/SDA/MAPA;

VIII - CGVIGIAGRO/SDA/MAPA; e

IX - CGAL/SDA/MAPA.

§ 1o O Grupo de Trabalho contará também como participantes 5 (cinco) representantes das Divisões de Defesa Agropecuária das SFA indicados pelo Secretário de Defesa Agropecuária, sendo um de cada região do País.
§ 2o O Grupo de Trabalho poderá convidar representantes de outros órgãos ou unidades, para contribuir com temas específicos necessários à elaboração da minuta de projeto de lei.

§ 3o O Grupo de Trabalho será coordenado pelo Gabinete da SDA, com assessoramento das coordenações - CAOF, CGAI, CGOP e CGIE.

Art. 3o O Grupo de Trabalho terá de 60 (sessenta) dias para apresentar a minuta de projeto de lei ao Secretário de Defesa Agropecuária.
Art. 4o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
LUIS EDUARDO PACIFICI RANGEL

 



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","id":"4187","tipo":"ultimas","module":"default"}