Mapa participa de ação mundial sobre o uso racional de antibióticos

17 de Novembro de 2017

 

Sanidade – MAPA - Na última quinta-feira foi publicada instrução normativa que deve fortalecer mecanismo de prevenção e controle de resistência antimicrobiana

A resistência aos antimicrobianos tem merecido a atenção do governo brasileiro, tanto na saúde humana quanto na agropecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participa desde esta segunda-feira (13) até domingo da (19) da Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos 2017, ação mundial da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios para a saúde pública global e tem merecido a atenção do governo brasileiro, tanto na saúde humana quanto na agropecuária. O uso inadequado desses medicamentos pode potencializar o surgimento de microorganismos multirresistentes, representando grave problema para a saúde humana e dos animais.

O uso responsável e prudente dos antibióticos em animais é essencial para o controle e na prevenção da resistência aos antibióticos, promovendo a saúde e o bem-estar dos animais.

Os ministérios da Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovações, Comunicações, Educação, Agricultura e do Meio Ambiente, além da Anvisa, promovem painel temático sobre a conscientização do uso racional de antibióticos nesta segunda-feira (13), na Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, em Brasília.

O Mapa publicou, na última quinta-feira (9), a Instrução Normativa nº 41/2017, instituindo o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), que visa o fortalecimento das ações para prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária, considerando o conceito de saúde única por meio de atividades de educação, vigilância e defesa agropecuária.

publicado: 13/11/2017 17h21 última modificação: 13/11/2017 17h21

Mais informações à imprensa:

Coordenação-geral de Comunicação Social

imprensa@agricultura.gov.br

 



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","id":"4133","tipo":"midia","module":"default"}