TFFA ministram cursos no estado do Pará em faculdade e para entidades parceiras

15 de Dezembro de 2016

 

O TFFA/ José Edson Bernardino*, associado da ANTEFFA há 10 anos, ministra cursos de capacitação profissional para técnicos de órgãos parceiros da CEPLAC/SUEPA no estado.

Bernardino realizou a capacitação, no dia 14 de dezembro, em formação de novos cacauais, construção de viveiros, formação de mudas, balizamento de área, abertura de covas, adubação e calagem, plantio de sombreamento provisório, plantio de definitivo e plantio de cacaueiros.

O colega *José Edson Bernardino é Agente de Atividades Agropecuárias, inciou seus trabalhos na CEPLAC/Setor de Pesquisas em 1980 em Medicilância-PA e atualmente desenvolve suas atividades profissionais na manutenção do maior Banco de Germoplasma de Cacau  do mundo, que fica na Estação de Recursos Genéticos José Haroldo - ERJOH no município de  Marituba/PA (área metropolitana de Belém).

Aproveitamento dos subprodutos do cacau

O TFFA Geraldo Sousa Costa* também  ministrou outro curso, desta vez sobre "Aproveitamento dos subprodutos do cacau" para alunos do curso de graduação em Engenharia de Alimentos do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA.

O Curso teve como objetivo capacitar futuros profissionais da área de Engenharia de Alimentos no Aproveitamento dos Suprodutos da pós colheita do cacau, como forma de  proporcionar  alternativas de verticalização da produção, aumentar a renda familiar e melhorar o banco nutricional das famílias e comunidades atendidas. Estes subprodutos geralmente não são aproveitados pelos que vivem em trabalham dentro do universo da cacauicultura, que estão aproveitando apenas 8% do fruto do cacau por meio apenas da comercialização das amêndoas secas.

*Geraldo Sousa Costa é Agente de Atividades Agropecuárias, graduado em Administração de Empresas, trabalha na CEPLAC desde 1986 e atualmente é o Chefe Operacional da Estação de Recursos Genéticos José Haroldo - ERJOH na CEPLAC/SUEPA, localizada no Município de Marituba-PA, sócio da ANTEFFA há 10 anos e atualmente é o presidente da Associação dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária  do Estado do Pará.

 

 



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"comunicacao","action":"ateffas","id":"588","module":"default"}