ATEFFA/MT homenageia ex-superintendente da SFA/MT

03 de Junho de 2016

 

A ATEFFA/MT prestou uma homenagem a Chico Costa pelo trabalho prestado na SFA e o apoio aos Técnicos de Fiscalização.

Francisco Moraes Chico Costa foi Superintendente em Mato Grosso de 2008 a 2015. Natural do Rio de Janeiro é formado em Medicina Veterinária pela UFRJ. Fiscal Federal Agropecuário possui pós-graduação em processamento e controle de qualidade em carne, leite ovos e pescado. É também criador do Museu Anatomopatológico e de Inspeção de Produtos de Origem Animal em 2006, localizado em Várzea Grande, registrado no Ministério da Cultura.

Na foto, Chco Costa e os dirigentes da ATEFFA/MT

Sobre o museu

Esse é o primeiro museu de Inspeção Animal no país. A ideia partiu do médico veterinário, Francisco Costa, do Ministério da Agricultura, então responsável pela inspeção animal do gado abatido no frigorífico Frical. Com ajuda dos professores Flávio Guimarães e Sandra FigueiredoO , da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o veterinário ´Chico´ Costa montou o esqueleto completo de uma vaca adulta. O museu tem também esqueletos de outros animais, além de exemplares conservados em formol de todas as vísceras e partes do bovino inspecionado quando do abate. Há também exemplares que mostram, por exemplo, como é a dentição de um bovino em várias épocas da vida, órgãos dos animais que depois do abate são utilizados industrialmente, produtos já industrializados, como farinha de osso, utilizado na fabricação de ração. Material usado na inspeção faz parte do acervo, além de gráficos e quadros explicativos sobre animais e três mil artigos técnicos sobre produtos animais. Segundo Chico Costa, o objetivo do museu é ´´que os visitantes tenham uma ideia completa de como é feita a certificação da qualidade da carne que ele vai consumir em casa´´. Biblioteca comunitária - A partir da criação do museu, o veterinário e a direção do frigorífico decidiram investir na criação de uma biblioteca comunitária, ao lado do museu, para atender crianças de bairros como Souza Lima, 13 de Setembro, Pai André, Bonsucesso, entre outros. A biblioteca será montada com livros doados por empresas, editoras e pessoas físicas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3029 4262 ou pelo endereço eletrônico museuchicocosta@hotmail.com ou nos links :

http://museus.cultura.gov.br/espaco/id:6851/#tab=sobre

 http://www.ufmt.br/noticias/noticia/6523/varzea-grande-ganha-museu-de-inspecao-animal



Escrever

Comentários (3)

Enviado em: 13/07/2016 16:12:02

Autor: Egila M. Xandó


Parabéns ao Sr. Chico Costa, exemplo de pessoa. E parabéns à ATEFFA -MT pela justa homenagem.


Enviado em: 19/06/2016 19:36:48

Autor: harrison de jesus antunes


Este museu só podia ser criado por pessoa como o Sr. Francisco Moraes Costa,com quem trabalhamos na década 80/90 no SIF 1897 e SIF 18, valeu MESTRE...


Enviado em: 16/06/2016 08:50:04

Autor: Emerson


Chico Costa, foi um grande Superintendente, ao vê-lo por várias vezes chorar falando do seu amor ao Ministério da Agricultura, tomei como exemplo para minha carreira de Agente de inspeção. parabéns a ATEFFA/MT por se lembrar de pessoas assim.


Ver menos


{"controller":"comunicacao","action":"ateffas","id":"532","module":"default"}