COMUNICADO ANTEFFA - Nº 04 - Posição sobre Proposta de Modernização do MAPA

21 de Setembro de 2017

 

A categoria dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária, TFFA, tomou conhecimento da intenção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, de promover mudanças nas Atividades de Fiscalização e Sistema de Inspeção Federal Agropecuária do Mapa, visíveis até então, na Apresentação, Reflexões (preliminares) para Alternativas SDA/MAPA, veiculadas nas redes sociais, como resultado do trabalho da Consultoria Contratada pelo MAPA com vistas a buscar alternativas de Modernização do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

A Diretoria da ANTEFFA está atenta e à medida do possível, acompanha este trabalho, apresentando, na fase de percepções, algumas sugestões e, na oportunidade, tanto manifestou as principais inquietações da categoria, como tentou contribuir positivamente, sem, contudo, se distanciar um passo sequer, dos interesses dos seus associados.

Neste sentido reafirma posição de intransigência, na preservação dos direitos conquistados pela categoria, sem sermos apenas críticos, mas, apresentando propostas. No entanto, vem a público manifestar preocupação com a condução deste processo, inclusive, nas próprias instâncias internas da Pasta da agricultura que, ao que parece, desconhece a verdadeira importância dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária, como parte integrante da força de trabalho à disposição do MAPA para executar as atividades de Fiscalização e Inspeção Federal Agropecuária. 

Neste contexto, manifesta posição contrária à proposta de verticalização do Sistema de Inspeção Federal, SIF, por entender que está assentada em argumentos que não remetem para resolução do problema, ao mesmo tempo alerta a categoria e manifesta preocupação com a Proposta de Modernização veiculada nas redes sociais pela da Consultoria que, de forma clara, não define a participação dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária como força de trabalho integrante do MAPA no modelo proposto.

Manifesta, também, grande preocupação e posicionamento contrário à proposição de terceirização dos Laboratórios Nacionais Agropecuários e de todos aqueles serviços que por Lei são inerentes à Fiscalização Federal Agropecuária, função esta, de competência dos servidores que compõe os quadros específicos do Ministério.

Não podemos e nem devemos concordar com a diminuição do Estado na sua missão mais importante. Fiscalizar para assegurar a qualidade dos alimentos que são consumidos pelas Nações importadoras e consequentemente pelo povo brasileiro. Não vamos concordar com a retirada de direitos de nenhum servidor em detrimento de qualquer projeto reducionista, que visa tão somente o enxugamento da máquina pública, sem se importar com a vida do trabalhador, de sua família e de quem deles depende.

Por essas razões, a ANTEFFA está trabalhando arduamente no sentido de mitigar todas as discrepâncias identificadas em ambas as propostas, ao tempo em que recomenda a todos os associados à manutenção da calma e da serenidade.

 

A Diretoria

 



Escrever

Comentários (4)

Enviado em: 30/09/2017 16:37:59

Autor: francisco de assis de sousa


Porque os nossos governantes são fazedores de gol contra, e agem contra os interesses do povo e do país? Parece até que são estrangeiros, ocupantes de cargo público no Brasil. É muita vontade de sacanear com o povo. Aliás o que o povo tá fazendo que não vai pra rua todo fim de semana...estamos perdendo tempo e ao mesmo tempo perdendo a nossa soberania.


Enviado em: 28/09/2017 09:57:09

Autor: Ademir Francisco Andrade


Parabéns a diretoria, mas vamos continuar e ficarmos muitos ligados ao pessoal que se dizem "colegas de de trabalho ,mas que tem a vontade e o interesse de excluir as atividades e os trabalhos dos TFFA."


Enviado em: 22/09/2017 14:28:03

Autor: Paulo Marcelo Pontes


Parabéns à diretoria e envolvidos na redação da nota. Não podemos nos isentar em um momento tão delicado e decisivo à categoria. Estamos juntos para provocar as mudanças necessárias.


Enviado em: 22/09/2017 13:39:00

Autor: Benjamim Miranda Neto


Não pode mesmo aceitar essas mudanças porque estão querendo acabar com o nosso Serviço de Inspeção.


Ver mais Ver menos


{"controller":"comunicacao","action":"anteffa","id":"649","module":"default"}