Série Técnico Saudável- Janeiro - PLANEJAMENTO FINANCEIRO

14 de Fevereiro de 2017

 

Foto: guiaempreendedor.com. –

A saúde financeira repercute em todas as outras áreas da saúde! Vamos aproveitar esse inicio de ano para fazer o nosso planejamento financeiro?

O que é: O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio nome já diz, ele serve para você organizar todas as suas receitas e despesas, tanto o que já passou como o que está por vir, para que sempre você tenha o controle sobre suas finanças pessoais. Dessa forma, você evita compras por impulso que possam te endividar e sabe em tempo real o seu saldo.

Quando usar: A periodicidade de análise e uso do planejamento financeiro pessoal vai variar de pessoa para pessoa e não existe certo ou errado. Idealmente, eu aconselho que você faça o registro de seus gastos e recebimentos diariamente em uma planilha e, semanalmente faça uma análise dos seus gastos até o momento, de gastos futuros (parcelas no cartão e coisas do tipo) e de quando você vai receber seu salário e possíveis rendimentos. Assim, você não corre o risco de chegar no final do mês no vermelho sem ter ideia disso.

Como fazer: O exercício de fazer e acompanhar suas finanças pessoais consiste em manter um registro fiel de todo o dinheiro que entra e sai do seu bolso. Portanto, vamos analisar ponto a ponto como começar a se planejar e como não abandonar as suas finanças pessoais no meio do caminho:

I) Organização das Contas Pessoais:

O primeiro passo para organizar suas finanças pessoais é organizar as suas contas de recebimento, que enquadram:

1) Salário
2) Prolabore
3) Pagamentos por serviço prestado

4) Rendimentos de ações

5) Venda de ativos

Eu poderia listar uma série de outros tipos de recebimentos, mas o mais importante é você entender o conceito de que precisar criar contas pessoais. Isso vai facilitar a sua análise, principalmente quando chegar na parte de gastos. Aqui, poderíamos ter:

1) Gastos com Alimentação

2) Gastos com Transporte

3) Gastos com Moradia

4) Gastos com Saúde

5) Gastos com Lazer e Entretenimento

Além desses, você ainda poderia ter gastos com ativos (compra de imóveis, veículos ou mesmo ações). Mais uma vez, a ideia aqui é ter os tipos de gasto familiares que você possui organizados. Vamos aprofundar o exemplo acima, só para ter clara a importância de ter esse controle separado:

1) Gastos com Alimentação > poderiam ser compras no supermercado, um almoço ou jantar necessários e até mesmo um lanche na padaria.
2) Gastos com Transporte > aqui você pode incluir gastos com gasolina, seguro do carro, transporte público e táxis.

3) Gastos com Moradia > mais uma vez, podemos especificar esses gastos, englobando aluguel, condomínio, reformas e obras no seu apartamento ou casa.

II) Organize sua movimentação Financeira e Saldo:

Talvez esse seja o tópico que mais exige o compromisso de atualização e de rotina de preenchimento da sua ferramenta de controle financeiro (mais uma vez eu reforço que uma planilha tem o tamanho certo para o seu bolso e também tem todas as funcionalidades necessárias para esse tipo de controle).

Algumas regras básicas para o seu registro correto de lançamentos são: 

1) Faça todo o controle do que entrou e saiu diariamente na sua planilha (se não tiver tempo para isso, organize em algum lugar separado registros das suas compras e recebimentos para fazer esses lançamentos no final da semana).
2) Faça lançamentos futuros de contas que se repetem semanalmente, mensalmente ou anualmente.
3) Não se esqueça de marcar o status de cada um dos seus lançamentos.

Veja que se você controlar a sua movimentação financeira com rigor, conseguirá saber exatamente qual é o seu saldo atual. Vamos ver:

1) Controle diário > para cada compra ou recebimento que você tiver relacionados às suas finanças pessoais, é necessário que seja feito um lançamento e que ele seja classificado corretamente de acordo com os grupos de contas que você registrou.

2) Lançamentos futuros > se você sabe que terá que pagar o condomínio do seu prédio ou que vai receber no dia 5 o seu salário, já pode adicionar esses itens no mês em questão com o valor definido.
3) Marcação de status > Nunca esqueça de marcar status não pago para itens que ainda não saíram ou entraram das suas contas bancárias.

III) Acompanhe seu Fluxo de Caixa pessoal, contas a pagar e a receber:

Se você fez tudo corretamente até agora, já tem o registro das suas contas de receitas e despesas e já fez os lançamentos de tudo que entrou e saiu na sua conta. Agora vem a parte mais interessante e que recomendamos que você sempre analise as suas:

1) Fluxo de caixa pessoal

2) Contas a pagar

3) Contas a receber

Obviamente, você pode ter outros tipos de relatórios, mas eu garanto que esses são os três mais importantes, porque com eles você consegue ter uma visão real de todas as suas finanças hoje (com o fluxo de caixa) e também ter uma ideia bem realista de como vai ser o seu futuro (com as contas a pagar e a receber).

IV) Fique de olho nos seus cartões e bancos:

Não deixe também de sempre ficar de olho no seu extrato bancário. Antigamente, todo esse processo era feito apenas nos bancos e realmente era trabalhoso ficar entrando em filas e esperar a boa vontade deles.

Hoje em dia, você consegue acessar sua conta, fazer pagamentos e conferir seu extrato diariamente via internet banking. Então aproveite a modernidade (que já chegou faz tempo) e não deixe de ter sempre um olho no que está acontecendo com a sua conta.

4) Como fazer todo esse controle e planejamento financeiro na prática:

Por fim, existem algumas dicas essenciais para você ter esse controle e planejamento financeiro feito da melhor maneira possível:

1) Guarde todos os registros de compra que você faz >Não se esqueça de jogar fora depois de atualizar sua planilha ou ferramenta de finanças pessoais, não tem porque acumular papel em casa

2) Aproveite a internet para fazer pagamentos e controlar suas finanças > Com o internet banking, independentemente de qual seja o seu banco, você conseguirá visualizar todas as suas entradas e saídas, poderá fazer lançamentos diretos para a planilha e em alguns casos, se quiser, até mesmo poderá exportar o seu extrato para uma planilha csv e usar os dados e informações.

3) Não esqueça de investir > Ao longo desse post falamos muito sobre como controlar e planejar seus gastos e recebimentos pessoais, mas não abordamos de maneira aprofundada opções de investimento. Vale muito a pena você não deixar o seu dinheiro parado e eu não vou entrar no mérito de quais são as melhores opções (isso vai depender do seu perfil). Só para citar algumas, temos:
– Ações

– Renda fixa

– Previdência privada

– Poupança

– entre diversas outras.

4) Educação financeira não mata > Eu sei que todo mundo quer soluções fáceis, rápidas e que resolvam todos os nossos problemas. A questão é que nem sempre conseguimos isso por osmose, por isso, estudar um pouco, ler blogs especializados em finanças pessoais e até mesmo fazer um curso especializado no tema que você quiser seguir, só vai te ajudar a tomar melhores decisões financeiras.

Conclusão:

O controle e planejamento financeiro é essencial para qualquer pessoa que deseja ter uma saúde positiva de suas finanças.

FONTE: http://blog.luz.vc/como-fazer/planejamento-financeiro-pessoal/

Foto: http://www.guiaempreendedor.com/os-5-mandamentos-do-planejamento-financeiro-eficiente/



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"comunicacao","action":"anteffa","id":"604","module":"default"}